segunda-feira, 24 de maio de 2010

Inês a pequena grande guerreira...


A história da Inês poderia ter sido como a de tantas outras crianças mas quis o destino que a Inês tivesse uma história diferente, uma história de luta e sobrevivência,que se torna-se numa guerreira a partir do momento em que veio ao mundo.
A minha gravidez correu lindamente, apesar de ter estado de repouso a partir das 27 semanas devido a dilatação do colo do útero, mas sempre esteve tudo bem com a Inês nunca houve nada de preocupante com ela propriamente, era uma bebe grande ás 30 semanas já pesava 2700kg e ás 34 tive ordem para começar a fazer umas caminhadas.
Ás 36 semanas dirijo-me ao hospital para a consulta habitual com a minha médica,exames tudo normal, deito-me na marquesa para dizer um olá á princesa e eis que a Drª A me diz que á algo que não está bem, existe uma mancha na cabeçinha da Inês que não estava lá e que parece preocupante,claro que o meu coração dispara e rezo para ser só um susto, vou para o ctg enquanto a medica trata da papelada para fazer ressonância no dia seguinte,mas isso não chegou a acontecer pois quando ela volta o ctg acusava algum sofrimento fetal e a Inês teria que nascer logo.
Eu que tanto desejei um parto normal ia enfrentar agora uma cesariana e ainda por cima sem saber propriamente o estado da minha filha, mas estava tranquila,queria estar bem para acompanhar tudo o que se ia passar, não queria deixar escapar um só momento.
Eram 23h do dia 19 de Novembro de 2008 quando a Inês veio ao mundo com alguma dificuldade respiratória,com índice de apgar 5, foi ventilada e levada para a UCIN. Só a vi no dia seguinte, era linda, gorducha tinha nascido com 3530kg com apenas 36 semanas, acho que se ficasse até ao fim vinha já a pedalar lol, foi aí que soubemos da gravidade da situação, achavam que o mais provável era a Inês não sobreviver, senti o chão fujir-me dos pés , foi como se me tivessem trespaçado uma lança no coração, não dá nem para explicar o que senti naquele momento, não queria sequer acreditar que aquilo me estava a acontecer, desejei que fosse um pesadelo e que logo logo acorde-se e ficava tudo bem... mas infelizmente não era.
Nesse mesmo dia a Inês foi transferida para o Hospital de S João uma vez que no São Sebastião não têm serviço de neurocirurgia, e uma vez que a Inês mostrou que tinha muita força, decidiram fazer cirurgia para aliviar a pressão causada pela hemorragia, era uma cirurgia de alto risco, mas correu bem, colocaram dreno e ao fim de uma semana retiraram. Daí a uns dias saiu dos cuidados intensivos, estávamos próximos do natal e a vontade de a trazer embora era muito grande,dizia sempre que no natal a Inês estaria em casa e as enfermeiras diziam me sempre para não me iludir porque depois ia custar mais, deviam achar que era doida, mas eu dizia sempre que tinha a certeza que a minha filha vinha passar o natal a casa, e veio. dia 17 de Dezembro era a data prevista para o nascimento, nesse mesmo dia a Inês ia fazer um tac, disse em casa que aquele dia ia ser um renascer,sentia isso,algo me dizia que depois desse tac viríamos para casa, e assim foi, nesse mesmo dia teve alta e no dia seguinte pude finalmente trazer a minha filha para a sua ,a nossa, casa, senti um misto de emoções que nem dá para explicar, muita felicidade mas ao mesmo tempo um medo que se apoderou de mim, afinal de contas agora tínhamos uma vida nova pela frente,muitas perguntas pairavam na minha cabeça procurando respostas sem as obter, as duvidas perante o cenário que nos pintaram eram muitas, mas felizmente, o futuro revelou-se bem mais colorido que o quadro que nos deram. O tempo foi passando e as vitórias não tardaram a surgir, é a alegria cá da casa, o ai jesus da família, um doce de menina e uma lutadora como sempre acreditei que fosse. Aprendemos a viver um dia de cada vez , vivemos o presente e tentamos esquecer o passado, o futuro como sempre é sempre uma incógnita. Apesar de todas as incertezas que pairam no ar uma coisa é certa, é muito feliz a minha filha e eu amo-a mais que tudo na vida e não posso sequer imaginar a minha vida sem ela, é o meu mundo, a minha razão de viver...

7 comentários:

dulce salzedas disse...

ao longo da minha vida profissional fui conhecendo muitas pessoas. Umas mais marcantes do que outras. Desta vez, conheci duas fantásticas: os pais da Inês.

Cristina G. disse...

Obrigado Dulce, foi um prazer para nós conhecê-la

Julia disse...

Olá boa noite, no domingo passado vi a grande reportagem da sic,intitulada de celulas de esperança, pelo que me deixou bastante emocionada, sensibilizada com a vossa historia, pois em parte é muito parecida com a minha. sou mae de uma menina linda de 5 meses, a Carolina, que é muito divertida, alegre e bem disposta,mas por uma infelicidade, sofreu de um AVC Neonatal dias antes do parto. Nasceu a 11 de Janeiro deste ano, foi o dia mais feliz da minha vida, mas, logo após o seu nascimento começou a ter convulsoes, e apos 10 dias de internamento nos cuidados intensivos no H.S.Joao foi-lhe detectado a lesão cerebral lado esquerdo e focos epiletricos. o mundo parecida terminar, foram dias de muito sofrimento, angustia, dor, mas, pela minha estrelinha, obtive forças que jamais pensava te-las.... Actualmente, ela faz fisioterapia no H.S. Joao, esta a evoluir, mas o nosso maior receio é a fase da marcha, da fala.... o meu medo é o amanha, tento nao pensar muito nele, mas nas horas menos boas, esse receio, esse medo vem e toma conta de mim, é algo que nao quero, mas por vezes e dificil de controlar.... Sou feliz porque tenho uma linda menina, que amo muito e traz luz a minha vida.
Gostaria de saber como esta a sua Ines, e quero desejar-lhe toda a felicidade e sorte do mundo, como para mim mesma, pois sei que elas sao seres pequeninos que nao mereciam sofrer... força... beijos

Cristina G. disse...

Olá Julia,
obrigado pelo apoio e pela partilha.
A Inês também esteve internada na neo do HSJ embora tenha nascido no
hospital de S.Sebastião em S.M.Feira.
A Inês o que mais no preocupou desde sempre foi a evolução cognitiva e
felizmente nos ultimos tempos ela tem tido evoluções significativas
nesse sentido tmb porque tem evoluido em termos de visão que foi
bastante afectada, ela tem uma hipermetropia e as dificuldades de
visão limitam na bastante em termos de estimulo, mas de facto nos
ultimos tempos percebe-se que ela tem melhorado imenso e tendo em
conta a gravidade da lesão da Inês seria algo quase impensável.
Julia se precisar de alguma informação, de conversar, qualquer coisa
que eu possa ajudar disponha, posso sempre disponibilizar o meu
contacto.

Bjnhs
Cristina

A tua mamã! disse...

Fiquei a conhecer este blog e a historia da Inês pela reportagem da SIC!
Estas historias de vida e de luta sempre me tocaram mas depois de ser mãe tomaram uma dimensão diferente na minha vida.
Sou mãe de um menino, saudável até hoje, o amanhã não sei, não está ao meu alcance!
O que sei é que sendo ele o que for, como for ou os problemas que venha a ter amálo-ei com todas as minhas forças e estarei ao seu lado sempre e para sempre, ele pode cair mil vezes que estarei lá para o ajudar a levantar-se!
Admiro a coragem da vossa pequena guerreira e a força com que os seus pais caminham a seu lado, a força com que quebram barreiras, com que lutam para que amanhã ela esteja melhor nem que seja só um bocadinho...
Admiro todos os pequenos guerreiros e os "pais heróis" que existem por aí!!!
Obrigada pela lição de vida, este sem duvida um dos blog que vou querer que o Matias conheça.

Um abraço apertado no coração!!!

andreia mesquita disse...

olá!
Tenho um Gonçalo com 2 anos, nasceu no dia 19 de maio 2009 pelas 23h em faro, tambem estava em sofrimento e decidiram que ele tinha que nascer. passados 5 dias descobriram que ele tinha uma enorme hemorragia no lado esquerdo cerebro, foi de helicopetro de urgencia para lisboa, hosp santa maria onde fomos mto bem tratados.Nessa altura tavamos em choque, axo que nem sabiamos mto bem a gravidade da situaçao, foitudo mto rapido e mta informaçao em pouco tempo.foi operado para por o dreno e meses depois ainda foi operado mais 3 vezes para por uma valvula, tem hidrocefalia, entre essas operaçoes teve duas vezes menigite o que afectou mta a visao dele.
Ele é um guerreiro, é um menino feliz, ainda nao anda e vê mto mal apesar de ter vindo a evoluir, mas consegue brincar com os briquedos, sabe emitar os sons dos animais, consegue ficar sentado sem apoio, manda bjs, é um espertalhao!!
ainda bem que vos encontrei, precisava de falar com alguem que vivesse no mesmo mundo que eu e que compreende.se o que sentimos.
obrigada pelo blog e força
bjs

Edja disse...

Olá!
Sou mãe de um menino de 4 anos e agora treinante para o segundo filho. Fiquei bastante emocionada ao ler a História da Inês e o relato das outras mães, as quais postaram e digo a todas que nossos filhos são jóias, presentes de Deus, não importa como são e tenham certeza, de que se Deus confia um filho que viva uma situação semelhante é poque Ele sabe a capacidade e a garra de cada um, antes de serem nossos filhos, são criação Divina!
Desejo muita saúde, vitórias, bêncãos e o melhor para os pimpolhos e para os pais também.
Parabéns pela garra e coragem para os desafios da vida! Vitórias a cada dia, com fé no Senhor!