quarta-feira, 27 de julho de 2011

Miminhos...

Ohhh obrigada pelos miminhos que tenho recebido desde que publiquei o post anterior,mas não se preocupem, a sério, foi um excerto de um texto que li e com o qual me identifiquei e postei em jeito de desabafo, vai se lá saber porquê hoje, mas é mesmo assim tem dias que o ferro por mais forte que seja também verga principalmente se for sujeito a "altas temperaturas".
E eu embora pareça uma mulher de aço ( sim de aço porque como diz um amigo meu ,o ferro enferruja), daí a estranheza de quem tão bem me conhece,mas também tenho os meus momentos, porque sou feita de carne e osso e sim também tenho o direito de estar menos bem ás vezese felizmente são muito poucas essas vezes, até porque os motivos para sorrir são sempre mais que muitos e superam qualquer força negativa que por cá se tente pousar.
A verdade é que a mamã hoje também foi ao dentista e não saiu de lá em muito bom estado o que não ajuda nada e precisava mesmo era de miminhos e descanso, portanto querido pai natal se tiveres por aí umas feriazinhas no sapatinho, podes mandar vir adiantado que o Natal é sempre que o homem quiser e nós por cá queríamos muito.
Mas quem me conhece também sabe que amanhã é um novo dia, e amanhã já tudo passou á história e eu estarei a dar gargalhadas de cada vez que ler esta idiotice.

E como para grandes males, grandes remédios amanhã (ou melhor hoje) prevê-se mais um dia fantabulástico patrocinado pelas aventuras da mamã e das "tias" do coração, desta vez com destino a Arouca ;)

Nada como umas boas cartadas pra animar a malta, a borboleta divertiu-se á brava com os primos no aniversário do bisavô que juntou hoje toda a família lá em casa

terça-feira, 26 de julho de 2011

Tem dias...

Tem dias que ficamos assim, não sabemos bem como, assim...
Sentimos solidão mesmo rodeados de mil pessoas,sentimos o coração apertado que só apetece abrir o peito para o soltar e deixar de doer, sentimos saudades do que tivemos, do que quase tivemos e do que sonhamos ter...
Sentimo nos incompreendidos, injustiçados, por vezes até abandonados...

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Cadeira de rua a caminho

Hoje tivemos o ok para a encomenda da cadeira da Inês e não podíamos estar mais contentes. Acabamos por optar não pela que aqui tínhamos mostrado, mas pela Bingo Evolution da Sem Barreiras. Em principio já a teremos na próxima semana e viremos cá mostrar a nova aquisição com mais pormenores.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

...

Muitos futuros pais terão partilhado a mesma dúvida sobre o que fazer com o sangue do cordão umbilical. Guardar estas preciosas células estaminais para uso exclusivo recorrendo a uma empresa privada ou doá-las ao banco público, onde as amostras de todos estão disponíveis para todos? Uma destas opções corre o risco de deixar de existir. O Banco Público de Sangue do Cordão Umbilical (Lusocord) está em apuros e a sua possível inviabilidade reacendeu a discusssão em torno das vantagens e desvantagens da criopreservação das células estaminais.


Manuel Abecasis, director do Serviço de Transplantação do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, responde que, "As células estaminais do cordão umbilical continuam a ter aplicação concreta e cientificamente fundamentada apenas no tratamento de doenças do foro hematológico. E, mesmo nestes casos, muitas vezes é desaconselhável utilizar células do próprio doente", realça.




Aos pais, o especialista em hematologia diria que "cada um é livre de gastar o dinheiro como quiser", mas que acredita que "a criança ficaria mais satisfeita se investissem em certificados de aforro". Luís Graça, presidente da Sociedade Portuguesa de Obstetrícia, só diverge no destino a dar ao dinheiro: "Por que não oferecer-lhes um passe de Interrail aos 18 anos?", ironizam, para sublinhar a baixa probabilidade de um indivíduo utilizar as suas próprias células criopreservadas - estima-se que, no estado actual da ciência, acontecerá a uma pessoa em cada 20 mil.


Deduzo que estes ditos "senhores", talvez, pela pouca disponibilidade que tenham ,devido ao "tacho" que exercem , não tenham tido tempo ainda para se dedicar a estudar e pesquisar um pouco mais sobre células estaminais e suas demais aplicações. É preciso realçar que as diferenças entre o banco publico e o privado são algumas ,tais como as possibilidades de utilização das mesmas células.
E quanto á ironia, essa, apesar da minha indignação, nem vou me dar ao trabalho de comentar tal é a agonia no estômago que me dá....

Rui Reis, investigador e presidente da Sociedade Portuguesa de Células Estaminais e Terapia Celular, não contesta a existência do banco público, mas irrita-se com quem desvaloriza as potencialidades das células estaminais do cordão umbilical. "Tudo o que é ciência já foi, antes, ficção científica, e a investigação nesta área, principalmente em relação à medicina regenerativa, é imensa, em todo o mundo", argumenta, dizendo-se convicto de que, "mais cedo ou mais tarde, surgirão novas aplicações terapêuticas para as células do cordão umbilical do próprio indivíduo". Este tipo de argumentos - principalmente por vir de um cientista independente e reconhecido -dá fôlego às empresas privadas. Tal como as histórias de vida de gente comum que, pensando da mesma maneira, foi recompensada.

Em 2006, uma criança recebeu, com sucesso, células do cordão umbilical do irmão para tratar uma imunodeficiência severa. E mais recentemente, em finais de 2009, várias crianças portuguesas com paralisia cerebral foram integradas num ensaio clínico que decorre na Duke University, no estado norte-americano da Carolina do Norte, para verificar se as células estaminais do cordão podem tratar lesões cerebrais. (retirado do jornal´"Público" )

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Ás "tias" do coração....

Pensei em escrever mil e umas coisas, mas á coisas que não se explicam ,que têm que ser vividas, sentidas e partilhadas e a felicidade, o amor e o carinho são uma delas.
A voçês "tias" Vanessa, Patricia e Daniela, obrigado por mais um dia daqueles pra guardar na memória eternamente, obrigado por estarem aqui ao nosso lado,obrigado pelo carinho constante com que presenteiam a borboleta e mais importante ainda, sentir que isso vem tudo de coração, sem cobranças nem sentimentos de "pena".

Tirando a parte da água fria foi tudo optimo mamã...

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Do fim de semana

Esta foi sem dúvida uma semana recheada de coisas boas e terminou da melhor maneira possível, com aquele cheirinho a férias que tanto gostamos.
Na quinta fomos fazer um piquenique com as "tias" amigas da mamã á Lomba, uma praia fluvial no rio Douro e gostamos tanto que já temos agendada nova ida esta semana, a Inês é mesmo um doce de menina portou-se lindamente, foi só sorrisos, mas também não era para menos tal a quantidade de mimos e atenção que recebeu.
Na sexta logo depois de termos gravado mais um testemunho para a Crioestaminal, rumamos até Lisboa, aproveitando que o papá tinha reunião da empresa no sábado, e fomos fazer uma visita á amiga Beatriz.
Foi sem dúvida um fim de semana muito bem passado.

Hoje vamos finalmente á consulta de ortopedia analisar o raio-x da Inês, espero que esteja tudo bem e que não o tenhamos que repetir, afinal já passaram 4 meses desde que o fizemos.